Encontro: XXIII ENAPET

Nos dias 15 a 20 de julho deste ano (2018) o PET – Políticas Públicas contou com a participação de quatro representantes no Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial – o ENAPET. A XXIII edição do Encontro foi realizada em Campinas/SP e teve como tema “Unidos pela mesma raiz”.

O principal objetivo do ENAPET é promover o reconhecimento e fortalecimento do Programa. Dentre as atividades realizadas no encontro estão os Grupos de  Discussão e Trabalho, Encontros por Atividade, Apresentação de trabalhos, Oficinas e a Assembleia Geral.

Em cada Grupo de Discussão e Trabalho (GDTs) acontecem deliberações entre petianos e petianas de todas as regiões do país, a respeito de diversos temas que abrangem os Grupos e o Programa como um todo. Ao todo, foram realizados 13 GDTs, abordando assuntos como mobilização petiana, diversidade nos grupos PET, visibilidade PET, interdisciplinaridade, dentre diversos outros.

Os Encontros por Atividade (EAs) são compartilhadas experiências entre representantes de diversos Grupos, aprendendo sobre realidades diversas e pensando, em conjunto, soluções para inúmeras questões que atravessam a vivência petiana.

As Oficinas são atividades propostas por petianos e petianas a fim de compartilhar conhecimentos desenvolvidos conforme a temática de seus grupos.

Além de participarem dessas atividades, o petiano Gustavo Rocha e Silva Santos e a petiana Julia Rinaldin Silveira apresentaram o trabalho “A Extensão Universitária Voltada ao Público LGBT+ nas Universidades Federais no Paraná”, elaborado em coautoria com o tutor Antonio Gonçalves de Oliveira.

Finalmente, ocorreu a Assembleia Geral, momento de grande importância do evento, no qual os encaminhamentos e sugestões discutidos nos GDTs foram deliberados por toda comunidade petiana.