Roda de Conversa – Fascismo

Em 24 de outubro deste ano, o tutor do grupo PETPP professor Dr. Antonio Gonçalves de Oliveira participou de uma roda de conversa sobre Fascismo realizada pelo Diretório Acadêmico de Letras (DALET) da UTFPR Curitiba, no pátio da sede centro.

Além do docente citado, fizeram parte do evento como convidados os professores Arandi Bezerra, Gilson Queluz, Maurini de Souza e Mário Amorim, mediados pelo servidor do Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (NUAPE/UTFPR) Carlos Pegurski.

Durante a roda de conversa, os professores abordaram vários aspectos sobre o tema, desde a história do Fascismo (surgimento e existência manifesta na Itália) e de movimentos semelhantes em outras partes do mundo, até esclarecimentos sobre novas manifestações de cunho fascista nas sociedades contemporâneas, além de formas de resistência.

O professor Antonio discorreu, ainda, sobre a segurança possibilitada pelas atuais instituições do Estado brasileiro, fortalecidas e consolidadas pela democracia constitucional, que buscam coibir ações de caráter antidemocrático e autoritário.

O evento contou com ampla participação de alunos e público externo. Após as falas dos professores, foi aberto o debate, momento em que estudantes, outros docentes e demais pessoas presentes fizeram diversas perguntas e colocações a respeito do assunto tratado.