PET Diálogo – 3° encontro

No dia 09/11 aconteceu o 3° encontro do PET Diálogo, evento realizado pelos grupos PET do campus Curitiba da UTFPR, com o tema “Evasão Universitária”. Nesta edição, a roda de conversa organizada pelos grupos PETs: Políticas Públicas (PET-PP); Computando Culturas em Equidade (PET-CoCE); Engenharia da Computação (PETECO) e Engenharia Eletrônica (PETEE) contou com a participação especial do Diretor de Graduação do Campus Curitiba, Marcelo Souza Motta, que dispôs do seu tempo para ouvir e comentar sobre o crescente problema da evasão universitária.

O Prof. Marcelo Souza Motta comentou que, segundo as pesquisas internas realizadas pela própria diretoria da universidade, grande parte da evasão ocorre por parte de alunos que não são originalmente de Curitiba. Como tentativa de amenizar o problema, a UTFPR decidiu por aderir ao vestibular próprio para favorecer quem mora em Curitiba e região.  A mudança ocorrerá já no segundo semestre de 2023 (2023.2). O diretor salientou que não irá desistir do ENEM devido ao seu valor social Brasil, sendo inicialmente dividido em 50% para o vestibular próprio e 50% para o SISU.

Os alunos por sua vez, reforçaram a importância de acolhimento e sensação de comunidade que precisa ser trabalhada na UTFPR, principalmente voltado para quem vem de fora da região. Os participantes também trouxeram sugestões para campanhas interessantíssimas de divulgação e fortalecimento do NUAPE, e para alterações na recepção de calouros, sendo que todas as sugestões foram encaminhadas para a diretoria do campus.

Confira algumas fotos: