#FocaNoVoto – A importância do Voto

Ultimamente, discutir política tem adquirido um sentido negativo, por causa da quantidade de escândalos de corrupção e de um cenário de polarização. No entanto, fazer política é algo que está presente no nosso dia a dia em diversas situações, mesmo que a gente não perceba. E embora o voto não seja o único jeito de participar do processo democrático, ele não deixa de ser o mais importante.

Desde o nascimento da nossa jovem democracia, houveram períodos em que o direito ao voto precisou ser resgatado, e devemos valorizar esse direito conquistado com tanta luta. Dia 07/10 iremos escolher os nossos Deputados Estaduais e Federais, Senadores, Governadores e Presidente. Esse processo eleitoral é um grande momento de manifestar opiniões e afetar os rumos que o país tomará pelos próximos anos.

Para saber em quem votar, não há outro jeito: temos que pesquisar! Pesquisar para saber o posicionamento dos(as) candidatos(as), para saber seu histórico político e profissional, e até mesmo as notícias publicadas nos últimos anos. Assistir aos debates também é uma maneira muito interessante de escolher um(a) candidato(a). Eles nos permitem ver comportamentos que vão além das câmeras e roteiros pré escritos.

Apesar do voto ser obrigatório, se você não votar terá que pagar uma multa de poucos reais. Mas vale lembrar que este valor é destinado ao Fundo Partidário e, depois, é redirecionado aos partidos. Neste ano, a expectativa é que sejam destinados R$ 780 milhões ao Fundo Partidário por conta das multas para eleitores que não votaram! Além disso, você perde uma grande oportunidade de mostrar seu posicionamento sobre o que deve acontecer no nosso país.

Está pensando em anular seu voto? No post de quinta-feira, vamos falar sobre a diferença entre votos brancos e nulos, e como eles impactam no resultado da eleição.

Fonte:<https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/noticia/eleitores-que-nao-foram-as-urnas-em-2016-devem-r-98-milhoes-a-justica-eleitoral.ghtml>