Congresso: 11no. Congreso Internacional de Educación Superior Universidad 2018

Por Assessoria de Comunicação PETPP

Entre os dias 12 a 16 de fevereiro ocorreu na cidade de Havana, Cuba, o 11no. Congreso Internacional de Educación Superior Universidad 2018 (http://www.congresouniversidad.cu/

O Evento contou com cursos, palestras, visitas técnicas, feiras e apresentações de trabalho em diversas subáreas da educação, além de palestras de pesquisadores de Harvard, UNESCO, Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI), entre outras instituições de renome.

O PETPP apresentou três trabalhos, sendo uma apresentação oral (Camila Mancio, Mirian Cardoso e Antonio Oliveira – Financiamento da Educação) e dois pôsteres: (Gustavo Santos, Julia Rinaldin e Antônio Oliveira – Extensão na Universidade) e (Chris Salas, Roberson Popadiuk e Antônio Oliveira – Saberes Populares no Ensino Superior).

Além das apresentações, os petianos participaram de três visitas técnicas.

O Instituto Superior de Arte (ISA), fundado em 1976 e atualmente, Universidade de las Artes de Cuba, cujo objetivo era demonstrar as atividades da própria instituição, a qual apoia o aluno a se desenvolver na Música, Fotografia, Artes Plásticas, Gravura, entre outras áreas, de maneira libertária, desenvolvendo assim a criatividade e o senso crítico do estudante. (http://www.isa.cult.cu/)

O Instituto Superior de Diseño (ISDI) fundado em 1986, é único centro educacional de Cuba para estudantes de Design Industrial e Comunicação Visual. A visita foi conduzida com o objetivo de demonstrar as matrizes de ambos os cursos, projetos e prêmios de seus estudantes. (https://www.ecured.cu/Instituto_Superior_de_Diseno)

A Escuela Secundaria Básica, o objetivo desta visita era demonstrar como a educação pode ser transformadora. Os alunos da rede básica de Havana, possuem em seus currículos, além do conteúdo tradicional, a prática da música e grupos de estudos de seus interesses, com a finalidade estimular desde de cedo o pensamento crítico e a prática da pesquisa.

Essa foi uma grande oportunidade que nós não poderíamos ter realizado sem o apoio da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, do Programa de Mestrado em Planejamento e Governança Pública (PGP), do MBA em Gestão Empresarial, do Diretório Acadêmico de Letras (DALET) e todos as pessoas que apoiaram nossa campanha do Catarse:

Marcio Tamura
Celso Eduardo Wassmansdorf
Giordano Macedo Chamone
Rafael Silveira
Uierê Repetski
Paulo Roberto Marins de Souza
Mariana Karas Zella
Gustavo Nishida
André Marques Da Silva
Delma Mancio
Donizetti Mancio
Matheus Pronunciato
Elza Aparecida Oliveira Filha

A arrecadação de doações totalizou R$854, gasto para arcar com as despesas de alimentação e transporte para todos os participantes durante os dias do evento.
À todos que nos ajudaram a realizar este sonho, seja com doações ou compartilhando nossas publicações e nos dando forças, nossos agradecimentos de coração.