Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR

XIV Semana de Políticas Públicas 2020

"Ética e Justiça Social: Brasil e as desigualdades no pós pandemia"

Quando inscreva-se!

Este evento começa em

Sobre Este Evento

O evento tem por objetivo geral promover discussões sobre as temáticas: Ética e Justiça Social, no contexto da pandemia do novo coronavírus e na sociedade pós-pandêmica, assim como as políticas públicas elaboradas em resposta à crise e os princípios éticos nas quais essas e outras respostas se fundamentam.

A Ética está relacionada ao conjunto de valores morais dentro da sociedade ou do indivíduo. Já a noção de Justiça Social ancora-se em preceitos morais e políticos, e relaciona-se às questões como igualdade de direitos, garantia de direitos básicos e solidariedade coletiva. Consiste no compromisso do Estado e instituições não-governamentais de elaborar mecanismos para amenizar e erradicar os efeitos das desigualdades sociais em busca de uma sociedade mais igualitária.

O evento visa, portanto, promover o debate sobre Ética e Justiça Social partindo do seguinte questionamento: “Como o Estado deveria agir para mitigar as desigualdades evidenciadas no Brasil durante a pandemia para o pós-pandemia?” Assim, tem-se como tema do evento: Ética e Justiça Social: Brasil e as desigualdades no pós pandemia”, o qual contextualiza o debate sobre o assunto na sociedade atual.

Assim, tem-se como tema do evento: Faz-se interessante então, observar as inúmeras medidas governamentais de enfrentamento e mitigação dos impactos das crises sanitária e econômica causadas pela covid-19, e também a importância tanto da comunicação pública - mecanismo imprescindível no combate à disseminação da doença e que envolve diferentes setores da sociedade com o foco no interesse público -, como da transparência pública, que garante a qualidade, precisão e clareza na divulgação de dados governamentais, impactando, inclusive, muitas das vezes, a própria democracia.

Nesse sentido, justifica-se o evento por proporcionar conhecimento e diálogo sobre assuntos de relevância tanto para o meio acadêmico quanto para o cotidiano social de alunos, servidores e comunidade. Para tanto o evento será divido em dois painéis de debate com convergência temática.

- A Semana de Políticas Públicas é um projeto anual realizado pelo Programa de Educação Tutorial, na área de Políticas Públicas (PETPP), vinculado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus - Curitiba (PR).

ONLINE

Transmissão via Youtube

INSCRIÇÕES

no dia do evento para certificação

Programação

Palestrantes

Pediatra infectologista, professora da Escola de Medicina da PUC-PR e coordenadora da divisão de agravos agudos transmissíveis do Centro de epidemiologia da secretaria de saúde de Curitiba.

Graduada em Ciências Econômicas pela UFPR, Mestre em Desenvolvimento Econômico pelo PPGDE-UFPR e Doutora em Economia Social e do Trabalho pelo IE-UNICAMP. Professora do Departamento de Economia da UFPR desde 1999 e Coordenadora do NESDE (Núcleo de Estudos em Economia Social e Demografia Econômica).

mProfessor do Departamento de Economia da UFPR, coordenador do Grupo de Estudos em MacroEconomia Ecológica (GEMAECO), integrante do Núcleo de Estudos em Economia Social e Demografia Econômica (NESDE), diretor executivo da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO) e bolsista produtividade do CNPq.

Edna Miola é Doutora em Comunicação Social e atua no curso de Comunicação Organizacional e no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Edna Miola

UTFPR

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPR. Mestre em Ciência Política e Bacharela em Ciências Sociais pela mesma instituição. Integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE). Atua nas áreas de Transparência pública, Comunicação Pública digital, Jornalismo político e Eleições.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e doutorado em Sociologia pela Unicamp. Professor efetivo de Sociologia, do Departamento Acadêmico de Estudos Sociais (DAESO), Campus Curitiba da UTFPR. Membro do Coletivo da Incubadora de Economia Solidária da UTFPR Campus Curitiba – TECSOL.Conselheiro eleito do Conselho de Graduação e Educação Profissional (COGEP) gestão 2015-2019. Conselheiro eleito do Conselho Universitário (COUNI) gestão 2018-2022. Presidente da Seção Sindical dos Docentes da UTFPR (SINDUTF-PR) gestão 2019-2021.

Apoio

ASSISTIR

Contato

Clique no botão abaixo para enviar uma mensagem