PET Políticas Públicas

O QUE É PET?

O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

Regido pela a Lei nº 11.180/2015 e regulamentado pela Portaria 976/2010, o PET é um programa vinculado institucionalmente à Pró-reitoria de Graduação da instituição de ensino superior (IES) e seu objetivo maior é o de oportunizar aos estudantes participantes uma formação cidadã de elevado padrão científico, técnico e ético, orientada por senso de responsabilidade social, nas diversas áreas do conhecimento. Desse modo, o programa entende que seus alunos poderão se tornar indivíduos ainda mais atuantes na sociedade, no sentido de transformá-la para melhor, seja no âmbito da docência ou da pesquisa, seja em outros campos de atuação profissional.

Ficou curioso?

Saiba mais sobre o Programa de Educação Tutorial visitando o portal do MEC: http://portal.mec.gov.br/pet/

O QUE É O PET EM POLÍTICAS PÚBLICAS DA UTFPR?

O PET em Políticas Públicas (PETPP) é um grupo de aprendizagem, parte do Programa de Educação Tutorial/MEC, atuante na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) que propicia a seus membros condições para a realização de atividades extracurriculares com vistas no enriquecimento de sua formação como estudante e como cidadão.

Por ser o PETPP um grupo interdisciplinar/não departamental (Conexão de Saberes) – recebendo, portanto, alunos de vários cursos -, suas atividades e projetos possuem como diferencial uma ampla diversidade de áreas de conhecimento. Já participaram do grupo 45 estudantes – entre estes, 43 bolsistas e 2 não bolsistas – dos cursos de Administração, Comunicação Organizacional, Design, Engenharias da Computação, Civil e Elétrica, Educação Física, Letras e Matemática.

Criado em 09 de dezembro 2010 pelos professores Christian Luiz da Silva, seu primeiro tutor, e Antônio Gonçalves de Oliveira, tutor atual, o PETPP visa fomentar a pesquisa e o debate sobre questões relacionadas às Políticas Públicas, com consequente construção de conhecimento sobre o tema entre os alunos participantes e com sua contextualização, por meio da realização de ações de ensino e extensão, tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade externa.

Devido a uma grande variedade de áreas e possibilidades de investigação dentro do âmbito das Políticas Públicas, o PETPP divide suas pesquisas em três linhas epistemológicas: “Saúde e Assistência Social”, “Educação e Cultura”, e “Tecnologia, Desenvolvimento e Meio Ambiente”. Ao ingressar no grupo, o novo petiano escolhe uma das linhas de pesquisa de acordo com seu campo de interesse, definindo juntamente com o tutor o tema de estudo que vai guiar sua atuação enquanto participante do programa – sempre contemplando a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão.

Sob a tutoria do professor doutor Antonio Gonçalves de Oliveira – docente da graduação e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Planejamento e Governança Pública (PGP) da UTFPR -, atualmente o PETPP conta com 8 alunos bolsistas, que desenvolvem suas pesquisas individualmente e realizam atividades colaborativas dentro e fora da universidade, como seminários, palestras, conversas e debates, além de visitas técnicas e campanhas de auxílio a instituições beneficentes.

Dentre essas atividades, destaca-se a Semana de Políticas Públicas, evento anual (antes era semestral) realizado pelo PETPP, que já se encontra em sua XI edição. Oferecendo palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos acadêmicos, rodas de conversa, oficinas e outras atividades, a Semana de Políticas Públicas abordou diversos temas como “Espaços Urbanos e Qualidade de Vida”, em 2015,  “Educação Superior e Inclusão”, em 2016,  e “Saúde Física e Mental no Ambiente Acadêmico”, em 2017.

Do que o PETPP vem participando e o que vem realizando em 2017:

Como participar:

Anualmente, o PETPP realiza processo seletivo para a entrada de novos estudantes da UTFPR no programa. Fique de olho nas publicações da nossa página no Facebook: www.facebook.com/petpputfpr/