Reunião de integração: PET Políticas Públicas & PET Comunidades do Campo

Na última terça-feira, dia 19 de maio de 2020, o PET PP participou de um encontro online com o grupo PET Comunidades do Campo (PET CC), do campus Litoral da Universidade Federal do Paraná, situado em Matinhos (PR).

O PET CC, assim como o PET PP, é um grupo de Conexão de Saberes e, portanto, interdisciplinar não departamental, com integrantes dos cursos de Agroecologia, Gestão Ambiental, Gestão de Empreendedorismo, Gestão Pública, dentre outros. A tutora do grupo é a Professora Liliani Tiepolo.

Os grupos já mantém proximidade há alguns anos, com trocas constantes e apoio mútuo em projetos.

Em 2018, os grupos reuniram-se no campus da UFPR em Matinhos e, em 2019, o grupo PET CC esteve presente no campus Curitiba da UTFPR, prestigiando o evento “XIII Semana de Políticas Públicas“, o qual também contou com a presença da Professora Liliani como palestrante. Os integrantes do grupo também encontram-se nos eventos petianos, como o SulPet e o JoparPet.

Na ocasião, os integrantes de ambos os grupos compartilharam experiências a respeito do andamento das atividades petianas no contexto da pandemia, pontuando as ações feitas de forma online por ambos o grupos, de forma a atender ao tripé pesquisa, ensino e extensão.

Neste encontro também foram discutidas temáticas ligadas às problemáticas do ensino remoto para a educação infantil e fundamental, abordando sua eficácia frente às diversas realidades das crianças e professores, tanto nas áreas urbanas quanto no campo. Outro ponto debatido foi a educação remota no âmbito universitário.

Os grupos voltarão a se encontrar a fim de concretizar atividades conjuntas de pesquisa e ensino, voltadas à comunidade, relacionadas à políticas públicas no contexto do campo. Tal iniciativa visa, ainda, o fortalecimento das conexões petianas e a valorização do Programa de Educação Tutorial de forma geral.

Para saber mais sobre as atividades do PET Comunidades do Campo, acesse o site e a página do Facebook.