Atividades do PET-PP durante a quarentena

Devido à pandemia de COVID-19, as atividades presenciais do PET-PP foram suspensas, em consonância com a resolução de suspensão das aulas pela Universidade e com os protocolos de isolamento social. Portanto, os petianos seguem com as atividades de forma remota, a fim de manter a execução do planejamento anual.

Os alunos e tutor integrantes do grupo reúnem-se, semanalmente, de forma virtual a fim de discutir o andamento das atividades e deliberar os próximos passos do grupo. Além disso, durante estes encontros são debatidas pautas atuais, especialmente aquelas relacionadas à COVID-19 e seus desdobramentos nos campos político, social, econômico e demais pontos de contato com a temática do grupo: políticas públicas.

Durante este período, os integrantes do PET-PP estão trabalhando na preparação de eventos importantes da agenda petiana, como a XIV Semana de Políticas Públicas e o Enfrente, cuja programação está suspensa e serão remarcados quando do retorno às aulas e também preparando o processo seletivo para a seleção de novos integrantes para o PET-PP, ainda em 2020. Ademais, os alunos vêm se dedicando às atividades de pesquisa visando publicação em eventos futuros, bem como aproveitando para participar de palestras e cursos online relacionados às políticas públicas de modo geral e à temáticas transversais ao grupo e suas linhas de pesquisa: Educação e Cultura, Tecnologia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, e Saúde e Assistência Social.

Os petianos vêm desenvolvendo, ainda, um projeto relacionado à COVID-19; trata-se de uma série de textos que visam elucidar a comunidade sobre temas importantes relacionados à pandemia e que impactam fortemente na vida da comunidade. Por tratar-se de um cenário sem precedentes cujo futuro é incerto, faz-se necessário aprofundar questões que atravessam o cotidiano de todos: as características da atuação dos Estados e dos blocos econômicos no combate ao vírus, as responsabilidades, ações e omissões do Estado e dos entes federados nas tomadas de decisão, os impactos econômicos e sociais e as tratativas políticas envolvidas no combate à pandemia. O objetivo do grupo é pesquisar, discutir e então compartilhar conhecimentos com a comunidade de forma clara e concisa. A partir desta semana, ocorrerá a publicação dos primeiros textos desenvolvidos pelo grupo.

Acompanhe as publicações aqui na página do PET-PP e no Facebook.