Horta Comunitária PET-PP

O grupo PET-PP vem trabalhando na implementação de uma horta comunitária no campus Curitiba da UTFPR e, no ano de 2019, avançou significativamente neste projeto.

O projeto foi idealizado no ano 2018, após intenso debate dentre os petianos acerca dos possíveis benefícios de uma horta comunitária no espaço da Universidade. Os debates vieram ao encontro das pesquisas e visitas técnicas relacionadas ao tema, em consonância com a crescente popularidade das hortas urbanas em Curitiba, resultante, em grande medida, da aprovação da Lei nº 15.300 (28 de Setembro de 2018), que versa sobre o desenvolvimento de atividades de agricultura urbana (hortas urbanas, jardinagem urbana e silvicultura urbana).

Neste ínterim, discutiu-se a respeito dos desafios da implementação de uma horta na UTFPR, tanto técnicos quanto operacionais, bem como às vantagens que a horta pode trazer no que diz respeito à qualidade de vida: maior contato com a natureza, inserção de alimentos orgânicos na alimentação, melhoria na saúde mental a partir do manejo com a terra e da integração entre pessoas interessadas e envolvidas com o projeto.

Para a efetiva implantação da horta, o grupo PET-PP consolidou parceria com o DADIN (Departamento Acadêmico de Desenho Industrial) por meio da disciplina de Projeto de Sistema de Design (PSD), do Bacharelado em Design. Nesta disciplina, são desenvolvidos projetos voltados à sustentabilidade que atendam às resoluções da iniciativa UTFPR Sustentável.

Neste âmbito, no primeiro semestre de 2019, um dos grupos da disciplina, sob a orientação da professora Jusmeri Medeiros, desenvolveu mobiliário para a horta, bem como soluções de plantio. Utilizou-se de materiais que seriam destinados ao descarte, como galões de água, para a criação de vasos com sistema de escoamento de água. A estrutura foi montada no pátio do bloco E, local de fácil acesso e grande circulação de alunos, professores e servidores.

Na sequência, os alunos do PET-PP realizaram a compra de insumos como mudas de hortaliças e adubo e realizaram o plantio. Foi feita uma escala de trabalho entre os petianos para atender a necessidade de regagem e reposição de adubo.

No segundo semestre de 2019, um novo grupo de alunos participantes da disciplina de PSD deu sequência à parceria com o PET-PP, desenvolvendo melhorias para a estrutura da horta, e recursos gráficos para fins de identificação e divulgação do projeto (identidade visual, mascote e perfil no instagram). Foi desenvolvido, ainda, um manual contendo informações importantes a respeito de plantio e manutenção de hortas em espaços urbanos.

O PET-PP segue com a manutenção da horta e com os projetos de melhoria do espaço e convida toda a comunidade acadêmica para engajar-se neste projeto, partilhando do espaço e participando do plantio e manutenção das plantas. Pretende-se, a partir de 2020, promover atividades de Ensino relacionadas à horta, destinadas às comunidades interna e externa.

Acompanhe e incentive a Horta Comunitária! Acompanhe a página do Facebook do PET-PP e o perfil @hortautfpr no Instagram.