Encontro: XIII JOPARPET – Maringá/PR

Nos dias 15 à 17 de Novembro de 2019, os membros do grupo PET Políticas Públicas (PET-PP) participaram da 13ª Jornada Paranaense dos Grupos PET, que ocorreu na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O tema principal abordado pelo evento foi “O papel do PET na defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade”, o qual propicia uma reflexão acerca da atuação petiana em defesa das universidades públicas no país.

O JoparPET tem como objetivo reunir os grupos PETs do Estado do Paraná, com o intuito de discutir os assuntos relativos à comunidade acadêmica e petiana e contribuir para a formação pessoal e profissional, por meio de atividades e palestras voltadas ao desenvolvimento dos participantes.

No encontro em Maringá, estiveram presentes cerca de 30 grupos PET do Estado do Paraná, totalizando em torno de 300 participantes entre tutores, egressos e petianos. A UTFPR do Câmpus Curitiba teve sua representação no evento feita pelos grupos PET-PP, PET-CoCE e PET-ECO.

O evento iniciou com as oficinas promovidas por diferentes grupos PET da universidade promotora (UEM), contando com temas de diferentes áreas do saber. As oficinas propunham diversas atividades, pautando desde elaboração do currículo Lattes, aromaterapia, plantas medicinais, e também conservação de roupas, entre outras atividades.

Pode-se destacar a participação dos petianos nos Grupos de Discussão de Trabalho (GDT), os quais nesta edição abordavam os temas: promoção da saúde mental, evasão acadêmica, processos de seleção, defesa da universidade, mobilização e movimento estudantil, entre outros. Os GDTs são momentos extremamente importantes no evento: neles, os participantes apontam pautas recorrentes em suas atividades, debatem e enviam sugestões e encaminhamentos para serem votados na Assembleia do encontro, o que colabora para a manutenção e continuidade do programa.

Durante os dias do evento, os participantes também puderam conhecer alguns pontos na cidade de Maringá, além da própria sede do evento, a UEM, que conta com um campus cheio de belas paisagens. Na oportunidade, os estudantes prestigiaram a abertura do Natal na cidade, atração cultural com decorações luminosas e feirinhas na região central, localizadas principalmente nos arredores da Catedral de Maringá e na Praça Renato Celidônio, pontos turísticos que valorizam a cidade.

No JoparPET, os petianos também têm a chance de compartilhar suas experiências durante os Encontros por Atividade (EAs), momentos nos quais os representantes dos grupos PET podem trocar informações e soluções a partir de suas vivências cotidianas, ao desenvolverem suas respectivas atividades.

A última atividade da XIII JoparPET foi a Assembleia Geral, no domingo pela manhã. Nesse momento, houve a discussão sobre as sugestões e encaminhamentos elaborados nos GDTs do sábado. No encerramento das discussões, foi anunciado o local em que o evento será sediado na próxima edição: Londrina/UEL.

Pode-se destacar a Jornada Paranaense dos Grupos PET como evento extremamente relevante para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional dos petianos, num encontro em que a interação entre os grupos, a troca de experiências e dificuldades, e a busca de soluções em conjunto propiciam aos participantes o desenvolvimento e exercício da cidadania, estimulando-os à reflexão e formação de pensamento crítico, beneficiando a sociedade com o retorno de soluções efetivas e consistentes.