PET-PP presente no debate sobre o programa Future-se

Na última quarta-feira, dia 23/10, a UTFPR promoveu um painel de debate sobre o “Future-se”, projeto do Ministério da Educação (MEC) que propõe uma série de mudanças na gestão das universidades e institutos federais brasileiros.

Lançada no último mês de julho, a iniciativa do Ministério da Educação ainda está sendo formalmente elaborada em torno de um projeto de lei. Na UTFPR, o evento de debate marcou o início das discussões sobre a proposta. A decisão pela adesão ou rejeição ao Programa estará a cargo do Conselho Universitário (Couni).

O evento contou com participação de três convidados: Jesualdo Farias, ex-reitor da Universidade Federal do Ceará e ex-presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior); Luiz Arnaldo Cunha Jr., diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos; e Roberto Pacheco, pesquisador do Departamento da Engenharia de Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. O debate foi mediado por Douglas Paulo Bertrand Renaux, pró-Reitor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR.

O debate foi transmitido ao vivo e encontra-se disponível no canal da UTFPR no Youtube. Clique aqui para assistir.

Na primeira parte do evento, cada palestrante fez uma apresentação sobre o Future-se, evidenciando suas opiniões e interpretando alguns pontos da proposta com base em sua área de atuação e pesquisa. Luiz Arnaldo Cunha Jr., primeiro a apresentar, teve como foco a elucidação a respeito da definição e modelos existentes de Organizações Sociais, tópico bastante discutido no programa. Na sequência, o professor Josualdo apresentou seus insights a respeito do tema pautando sua argumentação em alguns indicadores econômicos e sociais e apresentando alternativas ao programa e, por fim, o professor Roberto apresentou uma análise técnica dos itens do Future-se, aferindo itens positivos e negativos e evidenciando o que, em sua visão, seriam possíveis caminhos a trilhar para o futuro das universidades.

Após a explanação dos palestrantes, iniciou-se a sessão de perguntas oriundas dos participantes presentes no evento e, também, dúvidas enviadas pela comunidade por meio do chat aberto da transmissão ao vivo.

Os integrantes do PET-PP estiveram presentes neste importante debate, que veio ao encontro das discussões que já vêm sendo realizadas no âmbito das atividades de ensino do grupo, esclarecendo pontos do programa e incitando novos questionamentos.

O debate mostrou-se exitoso e construtivo ao contrapor diferentes opiniões e análises do programa sob três diferentes perspectivas. O debate proporcionou aos alunos do PET-PP uma maior compreensão acerca do programa, enriquecendo o debate internamente no grupo e, também, possibilitando aos petianos e petianas a participação no debate junto à comunidade em geral municiados de argumentações técnicas e bem embasadas.