Visita Técnica: Centro de Estudos do Mar UFPR – Pontal do Sul

Na terça-feira, dia 08 de outubro, o grupo PET Políticas Públicas realizou uma visita técnica na UFPR campus Pontal do Paraná – no Centro de Estudos do Mar (CEM), localizado no balneário de Pontal do Sul.

Concomitante a linha de pesquisa “Tecnologia, Desenvolvimento e Meio Ambiente” do PET PP, a atividade foi organizada pela PETiana Letícia Leandro.

Pela manhã, a recepção foi feita por Vagner Blenski – assistente administrativo do CEM -, que gentilmente acompanhou o grupo em uma visita pelas instalações da unidade litorânea, momento em que foi possível conhecer alguns laboratórios de estudos relacionados às áreas marinha, química, física e biológica.

Uma roda de conversa no auditório com alguns professores e servidores encerrou o período da manhã, com o intuito de compartilhar as experiências PETianas e discutir os desafios vivenciados no ambiente acadêmico de ambas as Universidades.

Durante o período da tarde o grupo conheceu o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Saúde de Fauna Marinha (CReD-UFPR), localizado no interior do campus. Lá ocorreu uma palestra com Donyan Greipel – um dos representantes do Centro – que forneceu explicações sobre o funcionamento do projeto.

O CReD-UFPR faz parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS),  e funciona como um espaço de recuperação e estudos dos animais encontrados no litoral paranaense. Infelizmente não foi possível ter contato com os bichos em observação, por se tratar de local restrito aos veterinários e tratadores.

Caso encontre animais nas praias acione imediatamente a equipe do PMP-BS! Ligue para o número: 0800 642 3341.

Após a visita ao Centro, o grupo dirigiu-se até uma marina para conhecer os barcos que as equipes da universidade utilizam para fazer estudos de campo.

O dia encerrou-se com uma ida até a orla da praia, a fim de curtir o final da tarde antes de regressar a Curitiba.

Para conhecer mais sobre as atividades do CEM, acesse o site.

Galeria de imagens:

Acompanhe as atividades do PET-PP no Facebook e no Instagram @pet.politicaspublicas.