Encontro: XXIV Enapet – Natal/RN

O grupo PET Políticas Públicas (PET-PP) participou do evento XXIV ENAPET, encontro Nacional dos Grupos PET do Brasil, ocorrido entre os dias 14 e 19 de julho, na cidade de Natal – RN. O evento sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) reuniu discentes, egressos e tutores em um ambiente de encontro com o propósito de discutir temas proeminentes relacionados à educação, pesquisa, extensão e formação cidadã, sendo este também um evento a fim de promover o reconhecimento e fortalecimento do Programa. Cabe destacar também que, em 2019, o PET completará 40 anos de existência e o tema do evento “Coesão e União: o PET como Instrumento de Transformação” propõe uma reflexão sobre a participação ativa da comunidade PETiana no desenvolvimento acadêmico e social do país neste período de atuação e também no futuro.

Esta edição do ENAPET contou com Universidades e Institutos federais, e Universidades Estaduais e Comunitárias públicas no sentido stricto, de todas as regiões do Brasil. Ao total, estiveram presentes centenas de grupos PET, totalizando mais de 1500 participantes entre tutores, alunos petianos e egressos.

A UTFPR marcou presença no evento com a participação de alunos representantes dos grupos PET-PP e PET-CoCE, do câmpus Curitiba, e de alunos representantes do PET Produção Leiteira, do câmpus Dois Vizinhos.

Os alunos do PET-PP participaram da submissão e apresentação de trabalhos, contemplando o eixo temático proposto pela Comissão Organizadora “CIDADANIA COMO MEIO DE TRANSFORMAÇÃO”, bem como prestigiaram as apresentações de outros grupos PET. Os seguintes trabalhos foram apresentados pelo PET-PP:

Dentre as atividades, destaca-se a participação dos petianos nos Encontros por Atividade (EA’s), nos quais foram compartilhadas experiências entre representantes dos grupos PET, buscando-se refletir sobre soluções para diversas situações que permeiam a vivência petiana.

Outro momento importante do evento foi a participação dos alunos nos Grupos de Discussão e Trabalho (GDTs); em cada GDT acontecem discussões entre petianos e petianas de todas as regiões do Brasil que resultam em encaminhamentos para a Assembléia. Ao todo, ocorreram 11 GDTs nos quais abordaram-se diversos temas, como: a visibilidade do PET dentro da Universidade, saúde mental, sistema de avaliação dos grupos PET, processos de seleção e desligamento de docentes e discentes, atuação do CENAPET e representatividade dentro dos grupos (feminina, negra, de comunidades tradicionais e pessoas LGBTQI+).

O evento contou, ainda, com uma série de oficinas propostas por integrantes dos grupos PET em diferentes temáticas: saberes populares, cultura, artesanato, dança, música etc.

Os últimos dois dias do evento destinaram-se à Assembléia, momento de deliberação de encaminhamentos e sugestões discutidos nos GDTs que garantem a manutenção e buscam o fortalecimento e aprimoramento do Programa.

Nos momentos de intervalo da Assembléia, ocorreram informes importantes como a prestação de contas do evento, a divulgação do ebook em comemoração aos 40 anos do PET, que contempla trabalhos e atividades de grupos de todo o país e a divulgação das localidades das próximas edições do ENAPET. Ainda, nestes momentos os participantes foram agraciados com apresentações culturais de grupos de música tradicional do Nordeste, como o forró pé de serra.

No contexto cultural, os alunos do grupo aproveitaram alguns momentos de intervalo nas atividades para conhecer os pontos turísticos de Natal, incluindo-se a gastronomia local e a visita à Praia de Ponta Negra, Morro do Careca, Ponta do Morcego, Beco da Lama, Maior Cajueiro do Mundo, além das praias localizadas em municípios próximos a Natal como a Pipa, Parrachos de Maracajaú e Dunas de Genipabu.

Reitera-se a importância deste evento para o fortalecimento do Programa de Educação Tutorial e a participação dos petianos na vivência e interação com outros grupos PET, momento este que reflete na formação pessoal e acadêmica dos alunos e fomenta sua atuação cidadã, instigando-os à reflexão e ao engajamento em ações que tragam efetivo retorno à sociedade.

Acompanhe as atividades do PET-PP na página do Facebook e no Instagram @pet.politicaspublicas.

Galeria de imagens: