Encontro: XXII SulPET- Pelotas/RS

O grupo PET Políticas Públicas (PETPP) participou do evento XXII SULPET, encontro Regional dos Grupos PET do Sul – SULPET XXII ocorrido entre os dias 01 e 04 de maio, na cidade de Pelotas – RS. O evento, organizado pelos grupos PET da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realizou-se no campus universitário Capão do Leão e teve como tema norteador “Ser Petiano: formação, resistência e transformação”, tema este pautado na necessidade de fortificar a necessidade da presença dos grupos PET dentro das universidades, assim como dos demais grupos que incentivam a formação de pensadores/as e pesquisadores/as.

O evento contou com 19 Universidades e Institutos federais,  e Universidades Estaduais e Comunitárias públicas no sentido stricto, dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ao total, estiveram presentes 70 grupos PET, totalizando mais de 900 participantes entre tutores e alunos petianos.

A UTFPR marcou presença no evento com a participação de 9 grupos PET, oriundos dos Câmpus Curitiba, Dois Vizinhos, Pato Branco e Ponta Grossa, com a presença de aproximadamente 100 alunos. Com relação ao Campus Curitiba, houve a participação de alunos dos quatro grupos PET: PETPP, Pet CoCE, PETECo e PET-EE.

Os alunos do PETPP participaram ativamente da programação do evento; na Quinta-feira, 02/05, os alunos Letícia Arcega Leandro e Mário Augusto Sangaletti, juntamente ao professor tutor Antônio Gonçalves de Oliveira, ministraram a oficina “Cidadania & Transformação Social”. Compareceram à oficina aproximadamente 30 participantes, que engajaram-se nas atividades e discussões propostas em um ambiente de integração e aprendizado mútuo. O evento contou com uma série de oficinas, em diferentes temáticas: saberes populares, cultura, artesanato, gastronomia etc.

Ademais, todos os alunos do PETPP participaram da submissão e apresentação de trabalhos, contemplando os três eixos temáticos propostos pela Comissão Organizadora, bem como prestigiaram as apresentações de outros grupos PET. Os seguintes trabalhos foram apresentados pelo PETPP:

– FORMAÇÃO ACADÊMICA: “Foca no Voto”: A extensão como conscientização política para a sociedade”- apresentado pelos alunos Jéssica Salomão Jarek, Mário Augusto Sangaletti e Thaise Aline Muraro.

– TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: “O Jogo da Política” – apresentado pelas alunas Brenda Marques Meira, Letícia Arcega Leandro e Letícia Camargo de Sá Silva.

– FORMAÇÃO CIENTÍFICA: “Congreso Universidad: pesquisa em políticas públicas e ensino superior” – apresentado pelas alunas Julia Rinaldin Silveira e Mirian Rose Cardoso.

Durante os dias 02 e 03 de maio, foram apresentados 189 trabalhos nas diversas áreas de abrangência dos grupos petianos; ao final do SulPET, foram premiados os melhores trabalhos e apresentações de cada uma das salas de apresentação, julgadas pela Comissão Técnico Científica. O PETPP recebeu a premiação em reconhecimento à excelência do “Foca no Voto” (projeto realizado pelo grupo em 2018 no âmbito das eleições) momento este que consolidou a proveitosa participação de todo o grupo no evento.

Dentre as atividades, destaca-se a participação dos petianos nos grupos de discussão e trabalho (GDTs) na discussão e elaboração de encaminhamentos nas seguintes temáticas: Tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, Diversidade, Seleção e Desligamento, CLAA & Avaliação, CENAPET, Mobiliza & Movimentos Sociais, Encontros Locais, Regionais e Nacionais, Educação & Transformação Social e Saúde Mental.

O último dia do evento destinou-se à Assembléia, momento de deliberação dos encaminhamentos.

Reitera-se a importância deste momento para o fortalecimento da formação cidadã dos petianos, que exercem neste momento suas reflexões acerca do desenvolvimento do PET pautados sempre no efetivo retorno à sociedade, pensando em como o Programa de Educação Tutorial atua, também, como elemento transformador na vida do aluno e por isso a constante premissa de discutir a integração e a diversidade dentro dos grupos, bemcomo enfatizar a importância da discussão de temas latentes na sociedade no âmbito das atividades petianas, primando pela efetivação de políticas sociais e a própria efetivação de direitos humanos.

O professor tutor do PETPP participou também de grupos de discussão entre tutores, propondo considerações resultantes em importantes encaminhamentos para os rumos do PET.

No contexto cultural, os alunos do grupo aproveitaram alguns momentos de intervalo nas atividades para conhecer os pontos turísticos da cidade de Pelotas, incluindo-se a gastronomia local e a visita a Museus, ao Centro Histórico e à Praia do Laranjal.

Reitera-se a riqueza deste evento que contempla não somente um momento de vivência acadêmica mas também, cria um ambiente de troca de ideias e experiência entre grupos de PET de todo o Sul do país, conectando saberes, visões de mundo e propondo reflexões acerca do PET como elemento de transformação social e constante formação cidadã. Ademais, esta vivência de 4 dias inspirou a união entre alunos e Instituições no sentido de fortalecer não somente o Programa, mas também, as Universidades públicas e a educação de forma geral, em uma tônica de mobilização e resistência.

Na ocasião do XXII SulPET, o grupo pôde constatar a amplitude das atividades petianas e sua capacidade de influir positivamente na sociedade, concebendo um importante elo entre as Universidades e a sociedade. Ressalta-se, portanto, a relevância do Programa de Educação Tutorial na promoção de atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão na esfera do desenvolvimento nacional, corroborando uma afirmação que figurou durante todo o evento e reverbera perenemente no grupo:  “O PET transforma vidas”.

Confira mais imagens do evento na página do Facebook e no Instagram @pet.politicaspublicas.

Galeria de imagens: