XIII Semana de Políticas Públicas

Nos dias 11, 12 e 13 de abril aconteceu a XIII Semana de Políticas Públicas, que teve como tema “Quem tem Direito aos Direitos Humanos?”. Organizado pelo PET Políticas Públicas, o evento contou com palestras, mesas debatedoras e visita técnica.

Tal temática foi pensada a fim de promover discussões sobre os Direitos Humanos, suas fontes e ratificações, bem como as políticas públicas relacionadas à sua efetivação. Assim, as atividades propostas procuraram responder ao questionamento “Quais são os Direitos Humanos e Para quem destinam-se tais Direitos?”.

Na quinta-feira, 11 de abril, as atividades foram iniciadas no período da manhã, com a Cerimônia de Abertura, que contou com mesa composta pelas autoridades institucionais. Na sequência houve a Palestra de Abertura, intitulada “Cidadão de Bem: Quem tem medo dos Direitos Humanos?” com Carlos Frederico Marés de Souza Filho, professor da PUCPR e procurador do Estado do Paraná.

O período vespertino foi iniciado pela Mesa debatedora “Movimentos Sociais e Direitos Humanos: gênero, relações étnico-raciais e pessoas com deficiência”, da qual fizeram parte Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná; Sérgio Luis Nascimento, professor da PUCPR; e a mediadora Xênia Mello, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Curitiba.

A última atividade do primeiro dia foi o Cinedebate “População em situação de rua: realidade e políticas pela garantia de direitos”, com a participação de Leonildo José Monteiro Filho, membro da Coordenação Nacional da População de Rua, e exibição do documentário “Nois da Rua”, dirigido por Fabiano Keller e Dino Menezes.

Professor Alfa Oumar Diallo

O segundo dia de atividades, 12 de abril, teve pela manhã a palestra “Movimentos migratórios, refugiados e Direitos Humanos” ministrada pelo professor Alfa Oumar Diallo, diretor da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da UFGD. Já o período da tarde foi iniciado pela Mesa debatedora “Direito à terra: comunidades tradicionais e políticas públicas” com a presença de Edilene Coffaci de Lima, professora do departamento de Antropologia da UFPR; Fernando Gallardo Vieira Prioste, assessor jurídico popular na organização de direitos humanos Terra de Direitos; Liliani Marilia Tiepolo, professora associada no setor Litoral da UFPR; e o mediador Eber Santos da Silva, antropólogo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Encerrando a sexta-feira ocorreu a Mesa “Censura e Tortura pela ação e omissão do Estado: violação de direitos” que teve como debatedores: Carlos Reiss, coordenador-geral do Museu do Holocausto de Curitiba; Olympio de Sá Sotto Maior Neto, procurador do Ministério Público do Estado do Paraná; e a mediadora Ângela Emilia de Almeida Pinto, professora da UTFPR.

Visita à Comunidade Remanescente Quilombola da Restinga

A visita a Comunidade Remanescente Quilombola da Restinga (Lapa – PR), foi a última atividade realizada na Semana de Políticas Públicas, no sábado, 13 de abril.

Ao realizar a XIII Semana de Políticas Públicas, o PETPP cumpre o papel de proporcionar conhecimento e diálogo sobre assuntos de relevância tanto para o meio acadêmico quanto para o cotidiano social de alunos, funcionários e comunidade. Vale ainda reforçar o conceito norteador do evento, de que os direitos humanos são aqueles pertencentes a todos os seres humanos, independentemente de etnia, raça, sexo, nacionalidade, idioma, orientação sexual, de gênero ou qualquer outra condição social. Todos, sem exceção, devem ter esses direitos assegurados.

Fotos: Brenda Marques Meira (PETPP) / Saturnino Miranda (ASCOM UTFPR)